terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seminário de Vitivinicultura Metade Sul do RS - Resumo


Encerrou na ultima sexta (12) o 8º Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do Rio Grande do Sul, região que abrange a Serra do Sudeste e a Campanha Gaucha. Com público abaixo das 500 pessoas que eram esperadas, o Seminário teve bom nível técnico, com muitas informações repassadas aos presentes.

Numa falha da organização, claramente devido aos políticos que fariam parte da abertura, o evento começou com duas horas de atraso, o que deixou visivelmente irritado o primeiro conferencista, que falou sobre Marketing e a importância do investimento em formação da marca e na propaganda. Maria Amélia Duarte Flores falou sobre a importância do Enoturismo, principalmente naquela paisagem do Pampa Gaúcho (aliás, é Pampa ou é Campanha?).
Em seguida veio o amigo Dirceu Scottá mostrando casos de sucesso do Enoturismo na Serra Gaúcha, seguido pela Secretaria de Turismo do RS.

Ao final do primeiro dia, a palestra mais esperada, com o francês Gaspar-Emmanuel Desurmont. Ele destacou o desenvolvimento da Vitivinicultura sustentável, citando exemplos do mundo todo e destacando as formas de certificação ao redor do mundo e a importância que o consumidor tem dado para este assunto.

No segundo dia, vieram os amigos da Embrapa Uva e Vinho: José Fernando da Silva Protas mostrou como funcionará a Rede de Centros de Inovação para a Vitivinicultura. Celito Crivellaro Guerra mostrou resultados de um excelente trabalho que ele vem conduzindo desde 2004, mostrando quais cultivares se destacam em cada região vitivinícola brasileira, com ênfase para os vinhos da Metade Sul do Rio Grande do Sul. E Marco Antonio Fonseca Conceição falou sobre a importânica da irrigação para cultivo de videiras na região.

E para encerrar o Seminário um dia de campo, realizado na Agropecuária Hamm, conduzida pela família do Deputado Federal Afonso Hamm, também vitivinicultores, onde novas tecnologias para condução dos vinhedos foram mostradas aos participantes, ferramentas que em muito auxiliarão os produtores.

Um belo evento, que embora tenha pecado um pouco na organização (falta de água para participantes, atrasos, falta de informações, etc.), atingiu seu objetivo e mostrou que a atividade já está consolidada na Região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário