quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Decanter Taste Portugal: ótimos vinhos!



Com certo atraso devido aos compromissos profissionais, comentamos agora o evento realizado pela Decanter no Costão do Santinho no ultimo dia 26.
Trazendo alguns dos principais nomes da vitivinicultura portuguesa, o evento apresentou vários bons vinhos, com a vantagem de serem apresentados pelos próprios produtores, na maioria das vezes. Pena que a safra em Portugal tenha antecipado 15 dias e muitos produtores tiveram que voltar para acompanhar a colheita.

Já na chegada, em companhia no novo proprietário da Vinhedos Terras Altas, de São Joaquim, SC, Sr, Roberto Carlos Chaves, encontramos duas simpatias. Primeiro o produtor João Lourenço, apresentando a Altas Quintas. Apesar do tumulto pelos participantes mais apressados, que acham que os vinhos bons vão acabar logo e cometem a indelicadeza de pedirem somente os "tops" (sic), Sr. João manteve a compostura e apresentou seus belos vinhos: o branco Crescendo 2009 abriu os trabalhos, seguido do Altas Quintas "600", do Altas Quintas Colheita 2006 e 2005, do Altas Quintas Reserva-DO 2005, e claro, o melhor da empresa, o excepcional Obsessão 2004. Com a devida explicação de como são feitos, ficou mais prazeroso ainda degustar estas preciosidades.

Na mesa ao lado, o já conhecido Domingos Alves de Souza, que em 2000 recepcionou os sócios da Quinta da Neve em sua Quinta da Estação, onde tivemos o prazer de conhece-lo. De lá para cá, temos nos encontrado nos eventos da Decanter, Wine Show principalmente. Também começando pelo seu ótimo branco Quinta da Gaivosa 2009, passamos depois para a sequencia Cume 2009, Reserva Pessoal 2005, Quinta da Gaivosa Douro 2005 e o grande vinho Abandonado 2007.

Na sequencia, a mesa do amigo Anselmo Mendes, que infelizmente estava ausente, atendendo as colheitas no Minho. Mas não deixamos de degustar seus excelentes Alvarinhos.

Alguns passos e encontramos Dorina Lindemann e sua vibrante explicação acerca de seus belos vinhos: o Marques de Montemor, tanto o branco de Viozinho quanto o tinto, depois Selecta Homenagem ao Thomas 2009, que como o nome diz faz homenagem ao seu finado esposo Thomas Hermann, que foi um dos precursores da vitivinicultura da região de Pinheiro Machado, RS, onde implantou um vinhedo em 2001, hoje propriedade da Hermann Vinhos & Vinhas. Ainda experimentamos o ótimo e surpreendente Capela de Santa Margarida 2008 e o Plansel Touriga Nacional 2009.

Luís Lourenço foi quem nos recepcionou no estande da Quinta dos Roques e Quinta das Maias. Na primeira mesa vazia que encontramos, tivemos a oportunidade de conversar bastante com o Luís, que nos passou as quais as grandes safras dos últimos anos no Dão. Conversa vai conversa vem, passamos por vários vinhos apresentados por ele: Encruzado, Quinta do Correio, Touriga Nacional 2007, além das preciosidades da Quinta das Maias, culminando com o magnifico Jaen 2003.

Para encerrar nosso passeio, encontramos João Lombardo na mesa da Cossart Gordon, com seus excelentes vinhos da Ilha da Madeira. Experimentamos cerca de meia dúzia de vinhos, e demos por encerrada a nossa feira.

Um agradecimento especial aos amigos Nelson e Regina, da Essen Vinhos de Florianópolis, além de outro amigo, Edson Hermann, que embora cansado pela maratona de uma semana com o evento, que passou por Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Snatos e Florianópolis, recepcionou a todos com simpatia.

O evento valeu pelos quase 500 km (ida e volta)!


Um comentário:

  1. Olá João Carlos,
    Boa matéria para relembrar o bom evento da Decanter.
    O seu atraso com a publicação não chegou a ser maior que o nosso:
    http://www.consuladodovinho.com.br/artigo/339
    Abraços do Alex

    ResponderExcluir