quinta-feira, 18 de março de 2010

REUNIÃO 4 - REGIÕES DA ITÁLIA








01-out-2009.
Confrade Gourmet: Juliano.
Tema: Itália.
Ausentes: nenhum.
Acompanhamento: Massa a Martorano.

Para tema desta nossa quarta reunião, nosso primeiro passeio pelo velho mundo: para homenagear o local da reunião, a centenária Fazenda Sumidouro, pertencente à Família Martorano, nada melhor que bons vinhos da terra de origem da Família anfitriã, representada pelo Juliano Martorano Vieira.
Para nossa alegria, pela primeira vez conseguimos reunir os 8 confrades.
Difícil a missão do Confrade Gourmet de escolher apenas 4 vinhos para representar o país que desponta como o maior produtor mundial e que produz mais de 8 milhões de litros de vinho.
Contando com a ajuda do sommelier da loja escolhida para aquisição dos vinhos, localizada em Florianópolis, Juliano apresentou os seguintes vinhos:
1 – CHIANTI CASTELLANI 2006. Tradicional vinho da Itália, o Chianti tem por base a variedade Sangiovese, mais tradicional do país e principalmente da Toscana. Vinho não muito encorpado, pronto para beber, surpreendeu a todos quando teve seu preço revelado no final da degustação. Foi eleito o de melhor custo beneficio, mais pelo seu baixo preço. Mas bom vinho.
2 – RE NOTO FEUDO MACARI NERO D´AVOLA 2006. Produzido pela Azienda Monica Moretti, até então desconhecida para nós, esta vinícola se situa na Sicília, nova sensação dos vinhos italianos. Um excelente vinho, baseado na variedade Nero D´Avola, típica da ilha, cortada com Syrah. Vinho encorpado e estruturado, com ótima cor e bons aromas, foi uma grande surpresa, se mostrou um vinho fácil de beber.
3 – VITIANO FALESCO 2006. A sequencia de vinhos da mesma safra nos permitiu ter uma boa noção de quais vinhos estavam “no ponto” e quais estavam já entrando em senescência ou ainda jovens. Foi o caso deste vinho produzido na Úmbria, com um corte interessante de Sangiovese, Merlot e Cabernet Sauvignon, bem no estilo dos Supertoscanos. O corte com 1/3 de cada variedade mostrou-se acertado pela excelência de aromas e sabores, cor rubi intensa e que poderia ser guardado ainda por algum tempo. Se não chegou a se aproximar muito de um Supertoscano, mostrou-se excelente, apesar de sua jovialidade.
4 – RENIERI ROSSO DI MONTALCINO SAFRA 2004. Produtor Castelo di Bossi. Vinho encorpado, com toda a potência da Sangiovese. Bastante tânico, aromático e com sabor ressaltado. Deixou-nos a expectativa de que logo evoluiremos para um Brunello, junto com a vinhas que produzem este vinho. O grande vinho da noite, alcançou as melhores notas para os 8 confrades. Primeira unanimidade em nossas reuniões.
Após a degustação, apreciamos a Massa a Martorano com seus dois molhos (quatro queijos e funghi) acompanhada dos vinhos Italianos. Uma noite extremamente proveitosa na sede de uma das famosas fazendas de São Joaquim, SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário