terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Relatos do Chile - resumo



Depois de uma semana girando pelo Chile, chegou à São Joaquim a excursão da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Serra Catarinense (ASSEA). Na bagagem dos 31 participantes, muito conhecimento, muitas histórias e um fortalecimento não só da amizade do grupo, mas da própria ASSEA.
Depois de ficarmos quase 10 horas trancados no aeroporto de Carrasco, em Montevidéu, onde fizemos uma escala depois de termos partido de Porto Alegre, chegamos as 04 horas do dia 30/01 a Santiago. Já às 08 horas saimos para a primeira visita: Centro de Investigação de Frutas de Rosario. Almoçamos na estrada e a tarde visitamos um pomar de macieiras da Coperfrut, uma ex cooperativa, transformada em S. A. quinta maior exportadora de frutas do Chile
Na terça, saímos cedo de Curicó em direção a Unifrutti, segunda em exportações. Almoçamos em Liñares e a tarde visitamos a Universidade de Talca, onde participamos da 1ª reunião anual do grupo técnico de fruticultura. Ainda em Talca, uma pausa técnica para um joguinho de poker no Cassino local.
Quarta, 01 de fevereiro, saímos de Curicó novamente, em direção a Santiago. Pela manhã visitamos a Greenvic e a primeira vinícola, a biodinâmica Emiliana. Depois de uma churrasco oferecido pela Greenvic, nos dirigimos a Santiago, onde ficaríamos o resto da semana.
Quinta-feira: pela manhã nos dirigimos ao vale de Leyda, nova sensação vinícola do Chile, onde fomos recepcionados pelo administrador de uma produção de 130 ha de vinhedos, a fazenda Arboleda, cujas uvas produzem vinhos da TAbalí e Concha y Toro entre outras. Seguimos para Casablanca, onde visitamos a belíssima Indomita. Excelente recepção, com almoço na vinícola. Depois, um passeio por Valparaíso e Viña del MAr, com direito a passeio de barco pelo porto.
Na sexta, já um pouco cansados, , um pequeno produtor que pode servir de exemplo para as pequenas vinicolas do Sul do Brasil: Chocalan. E depois, a gigantesca Santa Rita.
Sabado, apenas passeio por Santiago, e no domingo (05) retorno ao Brasil, desta vez sem atrasos.
Para primeira viagem da ASSEA, excelente! Animou a todos a pensar em novos ares, buscando cada vez mais conhecimento e exemplos que posam servir para desenvolvermos a fruticultura e a vitivinicultura da Região Serrana de Santa Catarina.


Santiago - Curicó - Liñares - TAlca - Valparaíso - Viña del MAr - Rencagua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário