quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Guia Descorchados 2012


Em minha viagem ao Chile no início do mês comprei na belissíma loja El Mundo del Vino um exemplar do Guia Descorchados 2012. Editado pelo mais renomado crítico de vinhos do Chile, Patricio Tapia, esta edição trás cerca de 3.000 vinhos degustados em mais de 300 reuniões com enólogos.
Tapia e sua equipe desta vez mudaram as degustaçações às cegas das edições anteriores para degustações com os enólogos, onde, segundo os editores, foi possível entender melhor os vinhos.

Além das dscriçõs dos vinhos, este guia trás descrições da regiões vitivinicolas, comentários sobre as variedades, e a relação dos melhores de cada categoria.

Os melhores segundo o Descorchados 2012:

TIPO - Vinho - Safra - Casa - Vale.

MELHOR TINTO e MELHOR MESCLA TINTA: Erasmo Mezcla Tinta 2007 - Reserva de Caliboro - Maule.
MELHORES BRANCOS e MELHOR SAUVIGNON BLANC:(empatados): Edicion Limitada 2010 e Laberinto Cenizas 2011, o primeiro da Morandé e o segundo da Ribera del Lago (Casablanca e Maule, respectivamente).
REVELAÇÃO DO ANO e MELHOR DE OUTRAS CEPAS TINTAS: : Viejas Tinajas Cinsault 2011 - De Martino - Itata.
MELHOR CARMENERE: Carmin de Peumo 2008 - Concha y Toro - Peumo.
MELHOR CABERNET SAUVIGNON: Zahir 2008 - Calyptra - Cachapoal.
MELHOR MALBEC: Malbec 2009 - Loma Larga - Casablanca.
MELHOR MERLOT: Legado Reserva 2010 - De Martino - Maipo.
MELHORES PINOT NOIR (empatados): Montsecano 2010 e Talivai Salala Vineyard2009, da Montsecano e da Tabali, Casablanca e Limari, respec.
MELHOR SYRAH: Miramar 2009 - Casa Marin - San Antonio.
MELHOR CHARDONNAY: Talinai Camanchaca 2010 - Tabali - Limari.

Além da classificação de outras categorias, o guia trás ainda a classificação por vale. Uma obra completa, o Guia ideal para quem gosta e quer entender um pouco mais os vinhos chilenos.

Para encerrar, matando a curiosidade de muitos: "Descorchados" significa sacar a "corcha", ou seja, a rolha. Portanto, pode ter o significado como "abertos, destampados", ou, menos ao pé da letra, "revelados".

Nenhum comentário:

Postar um comentário