sexta-feira, 18 de março de 2011

POR FALAR EM VINHOS ... (31) - PESQUISADORA FRANCESA EM SANTA CATARINA.




...um dos grandes nomes da pesquisa em vitivinicultura, Jocelyne Perard, à frente da Chaire Unesco “Culture et Traditions du vin” e professora da Universidade de Dijon, Bourgogne-França, fez um tour na serra catarinense.
Sua vinda foi organizada pela Embrapa, entidade ligada à rede Chaire Unesco. Jocelyne é dona de um currículo extenso na área e viaja o mundo representando a Unesco com a missão de colaborar com o desenvolvimento da atividade em escala global, promovendo o intercâmbio entre produtores e articulando ações para o crescimento do setor.

Foi a primeira vez que esteve na serra catarinense e pode conhecer de perto o potencial produtor das vinícolas instaladas na região de abrangência da Acavitis – Associção Catarinense de Produtores de Vinhos Finos de Altitude. O roteiro iniciou em São Joaquim, dia 28 de fevereiro, com passagem pelas vinícola Villa Francioni, os vinhedos Quinta da Neve, Villaggio Bassetti e Hiragami.
Ciceroneada pelo presidente da Acavitis, José Eduardo Pioli Bassetti, Jocelyne seguiu até Urupema, onde conheceu os vinhedos Santo Emílio, parando também em Campo Belo do Sul na vinícola Abreu & Garcia. Em Monte Carlo seguiu para os vinhedos Casa Pisani e Santa Augusta. Último ponto do roteiro, em Treze Tílias, esteve nas vinícolas Kranz e encerrou a missão na Villaggio Grando. "Ficou muito bem impressionada com a riqueza da região", afirma o pesquisador da Embrapa, Celito Guerra, que também a acompanhou durante a visita. Uma boa notícia para a Acavitis que tem grande chance de entrar para a rede da Chaire Unesco "Culture et Traditions du vin", entidade de projeção internacional e credibilidade idem.
O que é a Chaire Unesco

Chaire Unesco - Cátedra Unesco "Cultura e Tradição do Vinho" é uma organização internacional criada para desenvolver estudos sobre a atividade e promover colaboração e intercâmbio internacional. A organização possui uma rede mundial de colaboradores, da qual a Acavitis - Associação Catarinense de Produtos de Vinhos Finos de Altitude, foi convidada a integrar - convite feito pela própria Jocelyne, presidente da entidade, durante a visita à região. Outra boa novidade é o convite feito ao Maurício Grando (ex-presidente da Acavitis) para fazer parte da Confrérie des Chevaliers du Tastevin, mais importante confraria da Borgonha, que se reúne no Castelo de Clos de Vougeot. Este é uma alta distinção e um reconhecimento da nossa região pela qualidade de nosso terroir.

Fonte: Luciana de Moraes e Rodrigo Ramos
- Acavitis

Nenhum comentário:

Postar um comentário