terça-feira, 3 de agosto de 2010

POR FALAR EM VINHOS... (9)



... ficamos sem lançar novos textos neste blog por um bom tempo, pelas viagens e outros compromissos. Não pretendemos ser um jornal do vinho, e nosso propósito ao criar este blog era apenas diversão, não mais um compromisso. De qualquer forma, nossas desculpas aos seguidores e amigos pela desatualização temporária.
O tema a ser tratado hoje é assunto do excelente Guia Quatro Rodas Vinho, da Editora Abril, em sua 5ª edição. Segundo o guia, citando estudo do Comité National dês Conseillers Du Commerce Exterieur da La France (CCE), China, Brasil e Índia assumirão no futuro breve a liderança no mercado dos produtores de vinho, formando o New New World (Novo Novo Mundo) do vinho. Estes países, segundo o estudo, seriam beneficiados pelo aquecimento global, mesmo que temporário, pela expansão de suas áreas de produção e pelo desenvolvimento tecnológico, além do aumento da globalização mundial do consumo.
Segundo a CEE, a área plantada na China aumentou 173% em 10 anos, atingindo 6% dos vinhedos do planeta. E as suas exportações aumentaram 230% em volume no mesmo período.
Os dados referem-se ao Brasil com uma extensa área aproveitável para a cultura da videira e a evolução dos processos de fabricação, com tecnologia de primeiro mundo. Só os espumantes tiveram incremento de 17% em 2009.
E a Índia pode despontar com tecnologia para se transformar em celeiro de vinhos de topo, além da produção em larga escala.
Uma boa notícia, principalmente para as novas regiões que surgem no Brasil, onde já se pensa hoje em produção de alta qualidade, que pode quem sabe abastecer o mundo dos vinhos.

Neste dia 06 de agosto estaremos no Decanter Wine Show, no Hotel Majestic, em Florianópolis, SC. Semana que vem trataremos dos destaques desta que é uma das principais feiras de vinho do Brasil. Até lá...

Um comentário: