terça-feira, 6 de abril de 2010

REUNIÃO 6 - VILLA FRANCIONI








27-nov-2009.
Confrade Gourmet: Marcio Nunes.
Tema: Villa Francioni.
Ausentes: Marciano.
Acompanhamento: frescal de São Joaquim.

Ausente na grande reunião realizada em São Paulo, Marcio foi o Confrade Gourmet desta nossa sexta reunião, cujo tema escolhido foi a Villa Francioni, a primeira reunião exclusiva de nossa confraria com apenas uma vinícola.
Assessorado pelas informações passadas pelo enólogo Átila Zavarizze, Marcio apresentou os seguintes vinhos:
VF ROSÉ, vinho encantador produzido com cabernet sauvignon, merlot e malbec. Esta safra 2008 estava recém lançada e o vinho ainda estava com ótimo frescor, cor salmão (linda garrafa), aromas florais e sabor ácido, mas equilibrado. Ótimo vinho abriu muito bem a noite.
JOAQUIM SAFRA 2005, velho conhecido de todos os confrades, o vinho de entrada da empresa, corte de cabernet sauvignon e merlot. Esta safra está particularmente mais interessante que a safra 2006 que já se encontra no mercado. Bastante madeira, aromas intensos e interessantes, cor rubi, sabor destacado de madeira. Bom vinho.
FRANCESCO SAFRA 2005. Apesar de esta safra perder em qualidade de uva para a safra 2006, 3 dos vinhos eram 2005. Este apresentou-se tânico, mas agradável ao paladar, aromas intensos e elegantes. Um corte muito interessante de cinco variedades. Ótimo vinho.
VF 2005. O tinto top da casa, não por acaso escolhido o melhor da noite. Bastante corpo, aroma de café, bastante carvalho, não foi unanimidade, taninos pronunciados. Mas trata-se de um grande vinho, sem duvida.
Para harmonizar, uma comida típica da região de São Joaquim, o frescal de carne bovina ao forno com batatas crocantes, excelente prato.
Um passeio agradabilíssimo pela grande e pioneira cantina da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário