quinta-feira, 29 de abril de 2010

POR FALAR EM VINHOS... (5)



... terminou nesta quinta-feira (29) a 10ª Expovinis, a maior Feira de Vinhos do Brasil, organizada pela Exponor e realizada na cidade de São Paulo.
Várias vinícolas brasileiras se prepararam para lançar novos produtos neste evento. E a participação brasileira foi destaque, com 3 vinhos nacionais entre os “TOP TEN”.
O Grand Legado Brut Champenoise da Vinícola Wine Park de Garibaldi foi eleito o melhor espumante nacional. Já a Vinícola Miolo emplacou o Sesmarias safra 2008 como melhor tinto. E a Serra Catarinense fez bonito: o Chardonnay da Villaggio Grando safra 2008 foi eleito o melhor Chardonnay do Brasil. O Gran Legado já havia sido premiado com medalha de ouro na Feira de Brachus, na Espanha
O evento contribuiu para tentar diminuir a diferença de consumo do vinho nacional perante os vinhos importados. Em 2009 foram consumidos 13 milhõs de litros de vinho nacional contra mais de 50 milhões de litros que passaram por nossos portos ou aeroportos internacionais. A diferença ainda é muito grande. Mas segundo o Instituto Brasileiro do Vinho, vem diminuindo: em 2009 os nossos vinhos tiveram seu consumo incrementado em 14% contra apenas 2% dos estrangeiros.
Dentre outros destaques da feira: Espumante Aurora Brut Pinot Noir; Casa Valduga Storia 2006, recém premiado na Mondial du Merlot, na Suíça; Dom Laurindo Estilo 2008, corte de Malbec, Ancelotta e Tannat; Lídio Carraro Elos Touriga Nacional.
Entre os importados, grandes vinhos estiveram sendo degustados. O melhor espumante da feira foi um Ferrari importado pela Decanter de Blumenau, SC, o Perle 2002. Sauvignon Blanc vencedor foi um Neozelandês: Estate 2009, da Yeland State. Já o melhor tinto foi o Herdade do Esporão Touriga Nacional 2007, da Herdade do Esporão, de Portugal.
Uma grande feira. Merece uma visita em 2011...
E quanto aos vinhos citados, quais comentários? Quem já tomou algum deles?

Nenhum comentário:

Postar um comentário