terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

REUNIÃO 18 - ESPUMANTES







07-fev-2011.
Confrade do Mês: Alexandre Flores Vieira.
Tema: Espumantes.
Ausentes: todos os confrades presentes.
Acompanhamento: Risoto de filé com molho de funghi.

Fechando a segunda série de reuniões, o Confrade Alexandre nos proporcionou um brinde especial em sua residência, ao lado da esposa Carol.
Aproveitando o escasso verão joaquinense, espumantes. Desta feita, todos Brut, entre nacionais e importados.

SUZIN BRUT 2009. São Joaquim, SC. Uva predominante Cabernet sauvignon. Bela cor pêssego, perlage média, límpido. Aromas de difícil percepção, um pouco frutados. Bom custo benefício. Alguns confrades fizeram observação pertinente: a Cabernet sauvignon não é a uva adequada para espumantes. Neste caso, foi possível sentir um leve amargor em boca, provavelmente devido às sementes imaturas da uva. Vamos aguardar como virão os espumantes desta jovem vinícola. Não conseguimos foto para apresentar e estávamos sem máquina nesta noite.

CHANDON BRUT RESERVE. Garibaldi, RS. Chardonnay, Pinot Noir e Riesling. Cor amarela esverdeada, pérlage fina e abundante, aromas de frutas cítricas e maçã verde. Em boca, muito equilíbrio com ótima acidez. Ótimo espumante, de frescor em boca que transmite ótima sensação de prazer.

MUMM CUVÉ SPECIALE BRUT. Argentina. Filial da famosa casa Francesa. Chardonnay e Pinot noir. Cor amarela brilhante, perlage fina e abundante. Aromas frutados, em pouca intensidade um leve tostado. Em boca, equilíbrio com ótima sensação. Mais pelo preço, já que pela qualidade todas as garrafas da noite se equiparavam, acabou eleita a de melhor custo beneficio. Sem duvida foi uma das melhores.

MIOLO TERRANOVA BRUT. Vale do São Francisco. Chenin Blanc, Sauvignon Blanc e Verdejo na composição. Cor amarela esverdeada, perlage fina e persistente. Aromas de frutas e flores. Na boca, equilíbrio, frescor e bom retrogosto. Um pouco adocicada. Para alguns confrades, a de melhor custo benefício, principalmente pelo baixo preço (R$ 18,00).

SALTON BRUT. Vale dos Vinhedos. Chardonnay e Riesling, a única produzida pelo método charmat. Cor amarela palha, perlage fina, mas pouco persistente. Aromas pouco intensos. Na boca, sensação agradável.

ARUNDA TALENTO BRUT. Piemonte, Itália. Chardonnay, Pinot Blanc e Pinot Noir. Cor amarela, perlage fina e intensa. Aromas frutados e cítricos. Excelente em boca, com ótimo equilíbrio, seca. Um grande exemplar de espumante do velho mundo, da premiada Vinícola Arunda, localizada na maior altitude de um produtor de espumantes da Europa. Porém, era a mais cara da noite (R$ 120,00).

Seis ótimas escolhas do Confrade Gourmet. Algumas destoaram um pouco, mas foi difícil escolher a melhor da noite, que ficou entre a Mumm e a Arunda, com menção honrosa (e alguns votos) para a Terranova.
Para encerrar, jantamos um excelente risoto de filé com molho de funghi, ótimo preparo do Alexandre e da Carol.

2 comentários:

  1. MARCIANO MARQUES BITTENCOURT12 de fevereiro de 2011 às 21:55

    Caros colegas confrades
    Gostaria de parabenizar nosso amigo JUNIOR que consegue captar com maestria todas as informações de nossos encontros e ainda dispõe de seu tempo para alimentar nosso blog com informações e comentarios preciosíssimos.
    Obrigado pelo belo excelente trabalho
    Abraço Marciano

    ResponderExcluir
  2. Confrade Marciano, tento apenas transcrever aquilo que sentimos com os vinhos em nossas reuniões! Os confradestem escolhido vinhos inspiradores! Quanto às noticias, são apenas aquelas que descubro no mundo do vinho, dispondo apenas do tempo do lazer! Abraço!

    ResponderExcluir