segunda-feira, 7 de outubro de 2013

DIRCEU VIANNA JUNIOR EM SÃO JOAQUIM, SC.

.


FOTO 1 - Dirceu Junior com seu Pai Dirceu e o enólogo Nei no Salão de Artes da Villa Francioni.

FOTO 2 - João Carlos Palma Junior, Dirceu Junior e Dirceu em degustação na Sanjo.


Nos últimos dias 03 e 04 de outubro o MW Dirceu Vianna Junior esteve em São Joaquim conhecendo a região da qual já havia ouvido tanto falar, mas que ainda não tinha tido a oportunidade de visitar. Ficou impressionado como em tão pouco tempo(13 anos) já se consiga neste terroir vinhos de tão boa qualidade e com um grande potencial.
Acompanhado de seu Pai (o simpaticíssimo Dirceu Vianna), Junior esteve visitando as instalações de apenas 4 Vinícolas: Villaggio Bassetti, Quinta da Neve, Villa Francioni e Sanjo, o suficiente para sair impressionado. Na Sanjo visitou também a unidade de processamento de maçãs, algo que ele nunca tinha visto e lhe chamou muito atenção.

Mas o que mais o impressionou foram os vinhos. Segundo ele, todos vinhos corretos, com bom potencial. Seu principal destaque foi para a Quinta da Neve, principalmente para um Pinot Noir safra 2005, vinho que para ele pode ser comparado a bons borgonhas e que mostrou o potencial para envelhecimento da variedade na região. Gostou também da preocupação com a identificação dos clones varietais plantados conforme apresentado a ele por mim e pelo enólogo Átila Zavarizze. Elogiou muito o Átila pelo conhecimento e curiosidade em buscar inovação. Segundo ele este é o caminho: buscar vinhos diferenciados com técnicas que fujam do tradicional.

Gostou também dos exemplares de Sauvignon Blanc e Chardonnay (Quinta da Neve, Villa Francioni e Sanjo). Do Pinot Noir 2010 da Quinta da Neve e do 2012 da Sanjo. E do corte com Sangiovese da Quinta da Neve, além do Colheita Tardia da Villa Francioni. Da Villa experimentou a base do que será o vinho ícone da empresa, o Dillor, outro destaque.

Para ele, esta região já esta consolidada, restando apenas alguns ajustes, mas elogiou muito as 4 vinícolas visitadas.

Na noite do dia 04, foi recepcionado por Acari Amorin na cantina Sangiovese em Florianópolis, SC, onde gravou entrevista para o programa de João Lombardo e experimentou outros Vinhos de Altitude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário