quinta-feira, 26 de maio de 2011

POR FALAR EM VINHOS (41) - Acavitis e Rosier na UNESCO

O Eng. Agrônomo Dr. em Enologia Jean Pierre Rosier, pesquisador e atual Chefe da Estação Experimental da Epagri de Videira foi convidado para fazer parte do seleto grupo de pesquisadores da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Cadeia Cultura e Tradição do Vinho.
O convite foi realizado pela Dra. Jocelyne Pèrard após sua recente visita aos vinhedos de Santa Catarina onde constatou o desenvolvimento da região e a qualidade dos vinhos nela produzidos. A Dra. Pèrard alem de ser a responsável pela Chaire UNESCO - Culture et Traditions du Vin , foi reitora da renomada Universidade da Bourgogne- França e é a atual presidente da Confraria dos Chevaliers du Tastevin, instituição existente a mais de 70 anos.
Juntamente com o pesquisador o conselho de orientação da UNESCO aprovou a ACAVITIS Associação dos Produtores de Uvas e Vinhos Finos de Altitude de Santa Catarina em sua rede internacional. A indicação de Rosier foi devida a valorização de seus trabalhos na Epagri em prol da vitivinicultura Catarinense, seja no Vale do Rio do Peixe onde iniciou suas atividades com vinhos de mesa, como pela descoberta e desenvolvimento dos vinhedos de altitude em Santa Catarina, seu atual foco de trabalho. Para ser aceito teve seu currículo vitae avaliado pelo conselho de orientação da UNESCO, pela quantidade de publicações, relevância e pertinência dos temas e por seu envolvimento direto a frente da Epagri no desenvolvimento de uma nova região.
A Chaire UNESCO Culture et Traditions du Vin foi criada em 2006, na Universidade da Bourgogne, e se constitui em uma rede internacional de estabelecimentos de ensino superior, órgãos de pesquisa públicos e privados que através de seus quadros científicos realizam projetos comuns entorno do tema uva e vinho com foco na cultura, qualidade e tradição, dando a sustentabilidade técnica para os programas prioritários da UNESCO, como a difusão da educação, a pesquisa cientifica, a cultura, a igualdade de oportunidades, o meio ambiente e seu desenvolvimento sustentável, ou ainda a paz e a estabilidade de governamental, alem da preservação de patrimônios da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário